MENÇÃO HONROSA PARA BRANCA ALVES DE LIMA

A educadora foi responsável por elevar o conhecimento e acesso ao estudo para mais de 40 milhões de brasileiros, por meio de um método de ensino visionário, com a Cartilha Caminho Suave.

As gerações nascidas nas décadas de 70, 80 e, também, em meados de 90, devem se lembrar da Cartilha Caminho Suave, que em suas páginas continha um sistema de ensino prático e de fácil compreensão.

No contexto de alfabetização das letras, por exemplo, sempre havia uma indicação complementar para o aprendizado por meio da imagem. Relembrem: a letra “a” estava inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê, o “f” ficava instalado no corpo de uma faca, a letra “o” dentro de um ovo e assim por diante. Recordam-se?

Este novo conceito de ensino e proposta pedagógica chegou à mão de mais de 40 milhões de jovens brasileiros, que puderam construir e fortalecer o seu lado intelectual a partir da visão de Branca Alves de Lima, autora e pioneira neste projeto. Nascida em 1911, faleceu aos noventa anos de idade e se fez eterna na mente de todos àqueles que são do meio e que se interessam por educação. Mulher de origem humilde deu início em sua carreira de professora e educadora na década de 30, no interior de São Paulo. Na época, tempos difíceis, ela ensinava por meio da alfabetização analítica, ao qual seguia o modelo proposto pela ‘moda’ do momento.

E mesmo baseando-se no modelo educacional aplicado neste período, Branca Alves de Lima, percebendo as dificuldades de seus alunos – todos oriundos da zona rural - teve uma visão diferente sobre como ensinar e fazer com que o conhecimento e aprendizado se fizessem reais. Após 21 anos de atuação como educadora, viu uma oportunidade de criar um novo método de linguagem pedagógica, ao qual nasceu à famosa cartilha Caminho Suave publicada primeiramente em meados de 1948. Desde sua edição inicial, já se tornou um fenômeno de alfabetização e acesso para novos conhecimentos, que foi adotada pelo Ministério da Educação até o ano de 1995.

Mesmo hoje, no século XXI, com tantas tecnologias e ferramentas contemporâneas para a evolução intelectual, o método de alfabetização criado por Branca Alves de Lima é assemelhado e adaptado para o processo ensino-aprendizado de crianças, jovens e adultos. Os resultados ainda são surpreendentes e fazem com que a escola ou instituição de ensino que os aplica, mesmo em modelos mais modernos, ganhe êxito em todas as suas propostas pedagógicas.

E, contemplando e enaltecendo todo o trabalho e papel importante que a educadora Branca Alves de Lima representa para a nação brasileira, nós do Colégio Branca Alves de Lima – BAL reconhecemos o quanto a instituição educacional e o professor podem intervir na cadeia social, assim como na formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos por meio de uma educação digna e precisa para o progresso completo do indivíduo.

Por tais motivos e por admiração a figura de pessoa e de contribuinte para um futuro melhor na área educacional, nós do Colégio BAL, fazemos menções honrosas para Branca Alves de Lima, ao qual homenageamos com o batismo de seu nome nas nossas unidades escolares. Ainda, seguindo as premissas e alguns passos desta mulher de exemplo,utilizamos também uma metodologia de ensino inovadora e eficaz no sistema de aprendizado.

Com base na pedagogia afetiva, que se compõe com livros e métodos exclusivos para o processo ensino-aprendizado, buscamos soluções para que a sabedoria e o conhecimento se façam presentes naturalmente e permanentemente na vida de todos os nossos alunos. Decorrente a isso, oferecemos, além de qualidade de conteúdo educacional que atendam as demandas e necessidades do mercado e do momento atual,  muita dedicação e reconhecimento dos talentos e competências dos nossos alunos, em todas as fases de vida escolar – do BAL Baby ao Middle School.

Para saber mais sobre Branca Alves de Lima: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/249/189