Inglês. Qual a melhor maneira de aprender?

Proposta diferenciada para o domínio da Língua Inglesa, com direito a Intercâmbios e Certificações Internacionais

Aprender inglês deixou de ser apenas um diferencial para estudantes e profissionais. Hoje, o aprendizado desta língua é essencial, principalmente para quem busca ampliar seus conhecimentos, viajar, projetar a sua carreira para cargos de decisão, trabalhar em grandes empresas e fazer a diferença na vida! Mas você sabe por que a Língua Inglesa tem essa abrangência mundial?

Basicamente, é graças à economia globalizada, liderada desde os anos 90 pelos Estados Unidos. Como a maioria das grandes multinacionais possui relações comerciais com os norte-americanos, é imprescindível que as empresas alocadas em outros países contem com profissionais que falem e entendam o idioma.

E não é só isso. A indústria do entretenimento, da música, cinema, internet, jogos e turismo, ou seja, tudo aquilo que faz parte da cultura e da sociedade, tem relação com a Língua Inglesa. É muito provável que uma pessoa que não entenda nada do idioma passe por situações desconfortáveis na hora de se comunicar em qualquer parte do mundo. Já imaginou comprometer sua viagem, o intercâmbio ou até mesmo perder aquela tão sonhada vaga de emprego por não conseguir se comunicar em inglês?

Sendo assim, como resolver isso? Só existe uma resposta: estudando. Cada pessoa tem características próprias de aprendizado. Algumas aprendem idiomas com mais rapidez, outras precisam de mais dedicação. Porém, uma coisa é certa. Aprender a se comunicar em inglês, levando isso para a  vida pessoal e profissional, não é mais um “plus”, e sim uma habilidade que precisa ser desenvolvida e melhorada.

Segundo pesquisas, apenas 5% da população brasileira dominam o inglês e apenas 1% é fluente no idioma. Isso porque estudar uma segunda língua demanda tempo, dedicação e, em alguns casos, a procura pelo idioma pode proporcionar um grande impacto na carreira, o que pode configurar certa pressão para algumas pessoas.

Indo na contramão dessa realidade, o ideal é iniciar os estudos desde pequeno, pois a criança não possui barreiras no aprendizado e muito menos a questão de timidez, que muitas vezes fazem parte da realidade da vida do adulto. Tanto a prática quanto a inserção do idioma são aproveitados quase que em sua plenitude, já que a criança é como uma “esponjinha” que absorve tudo a sua volta.

Porém, esta é uma tarefa muito difícil? Para a excelência de uma escola bilíngue, há um investimento em mão de obra competente, escolha de material didático, metodologia, além de capacitação do corpo docente, etc.

Além disso, a premissa de uma escola bilíngue é educar seus alunos para utilizarem duas línguas em contextos acadêmicos e sociais. Trabalhar a internacionalização também é fundamental, a qual pode ser feita por meio de debates, textos, apresentação de trabalhos utilizando a Língua Inglesa, contato com músicas, filmes e, até mesmo, intercâmbios culturais.

É importante frisar que aulas de inglês em grande número nem sempre representam qualidade, muito menos atestam que a escola seja bilíngue. O que norteia o aprendizado é o ambiente, o educar para ser um cidadão do mundo, a preocupação em ensinar não apenas a língua pura com regras gramaticais, mas ensinar por meio dela – e não somente o idioma.

Por enfrentar essa necessidade e perceber a importância do inglês em seu currículo acadêmico, a direção do BAL Bilingual Education iniciou em 2013 um programa bilíngue, que em 2018 deixou de ser um simples projeto e foi incorporado ao Colégio, tornando-o Bilíngue.

Para isso, buscou no mercado profissionais alinhados à proposta pedagógica da instituição, investiu ano a ano em treinamentos, criou metodologias ativas, estendeu a grade de aulas dos alunos e se lançou no mercado como marca inovadora mais uma vez, aliando a qualidade tradicional do Colégio BAL ao ensino bilíngue.

Hoje, nossos alunos têm aulas de ciências por meio da Língua Inglesa, matemática e noções de história e tecnologia, além de arte e teatro, visando apresentar aos pais uma proposta que atenda às necessidades atuais e formar cidadãos que irão ganhar o mundo!

Workshop Educacional

Para os pais que querem saber mais sobre a Língua Inglesa e quais as diferenças entre os tipos de projetos desenvolvidos nas escolas, bem como demais conteúdos relacionados à educação, tais como inovação, experiências profissionais, intercâmbios, certificações e ensino técnico, o BAL Bilingual Education promoverá o Workshop Educacional no dia 05/10, sábado, das 9h às 13h. A inscrição é gratuita para pais e fi lhos e poderá ser realizada por e-mail (colegiobal@colegiobal.com.br), telefone (11 3935-3848) ou pelo site www.colegiobal.com.br.

Conteúdo publicado no Jornal Folha Noroeste.