Você sabe o que é Meningite?

*Por Vânia Lira

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. Ocorre por diversos motivos e involuntariamente a cuidados básicos e pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. Em casos graves, a meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

Entre os sintomas comuns que identificam a doença, estão as dores de cabeça constantes, rigidez na nuca associadas à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e intolerância a luz ou a sons altos, que incomodam e provocam desconforto na pessoa infectada, independente de idade ou sexo.

Existem, também, outras manifestações da enfermidade, especialmente em crianças pequenas, que podem não apresentar diagnóstico preciso, mas que devem ser considerados como possíveis da doença a partir da irritabilidade e da sonolência contínua que elas demonstram. Um aspecto interessante e importante para ser observado, também, pelo médico está relacionado às erupções cutâneas, que indicam um caso particular de meningite, causada por bactérias do tipo meningococos.

Conheça alguns tipos de meningite:

- Meningite Asséptica ou Viral – agentes virais

- Meningite Bacteriana ou piogénica meningococos (bactérias formadoras de pûs) bacilos influenza pneumococos

- Meningite Tuberculosa - bacilos da tuberculose

Saiba como diagnosticar a doença:

Para identificar e ter um diagnóstico preciso de meningite é necessário que se faça uma punção lombar, no qual o procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinal, para ser analisado em laboratório.

Tratamento:

O tratamento habitual para a meningite consiste em administrar antibióticos e, por vezes, fármacos antivirais. Em algumas situações, corticóides podem ser usados para prevenir complicações da inflamação hiperativa.

A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e déficit cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de meningite, como aquelas associadas com meningococo, Haemophilus influenzae tipo B, pneumococo ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.

E independente do tipo de meningite, sempre é importante observar qualquer alteração ou incomodo que se refere aos sintomas semelhantes da doença, especialmente em crianças – de qualquer idade, que muitas vezes não sabem como mencionar o que sentem sobre dores no corpo. Por tal, o Colégio Branca Alves de Lima – BAL, está sempre à disposição para contribuir do ponto de vista informativo e educacional sobre diversos temas, seja na área educacional, de saúde ou social.

Para saber mais sobre a doença, cuidados e tratamentos para meningites, indicamos que acessem o site do Centro de Segurança Epidemiológica de São Paulo: