A importância da Gestão para as Organizações

Com toda certeza você já ouviu falar em Gestão

Com toda certeza você já ouviu falar em Gestão. No entanto, muitas vezes, a palavra Gestão é utilizada em um contexto para se referir a um processo executado exclusivamente por líderes de grandes organizações, sejam elas empresas públicas, privadas ou do terceiro setor (organizações sem fins lucrativos). Para desmistificar essa visão equivocada, vamos entender um pouco sobre o contexto histórico e como tudo começou.

Após a revolução industrial, visando buscar soluções para problemas até então nunca vivenciados, surge a Gestão com o objetivo de administrar negócios por meio de técnicas administrativas e tomadas de decisões baseadas nos recursos disponíveis, assim, o processo de Gestão envolve o planejamento, a organização, o controle e a capacidade de analisar determinado fenômeno para tomar decisões.

Por essa razão, muitas empesas identificaram a importância de fazer uma boa gestão com o intuito de alcançar suas metas e seus objetivos, que pode ser o crescimento da empresa no mercado em que atua, o ampliação do conhecimento da empresa em relação aos seus consumidores, o aumento do seu volume de vendas ou a expansão do seu portfólio de produtos.

Mas, que tipo de empresa pode aplicar Gestão em suas áreas e processos?

É importante destacarmos que independente do porte e do segmento de negócios todas as organizações precisam de gestão. A Gestão possui articulação direta com todas as áreas disponíveis em uma organização (Finanças, Pessoas, Logística, Marketing, Operações, Tecnologia, entre outros).

Para serem funcionais, os recursos dessas áreas precisam ser aplicados de forma estratégica e integrada, respeitando que cada empresa possui suas peculiaridades e objetivos distintos a serem alcançados.

Por envolver a aplicação de diferentes técnicas e ferramentas, a Gestão é o principal fator de sucesso do negócio, portanto, é crescente a necessidade de profissionais qualificados para executar essas práticas.

Compete a esses profissionais o planejamento de todas as ações que contribuam para o pleno funcionamento de uma organização, resultando no desenvolvimento de tarefas para o alcance de metas e objetivos gerais.

E como adquirir tais habilidades?

Os cursos de Gestão estão em alta e oferecem aos participantes a aquisição de conceitos fundamentais de Gestão sob um ponto de vista analítico e prático, levando em consideração os diferentes mercados de atuação e cenários sociais na qual estão inseridos, seja através da formação técnica ou universitária.

Elaine Cristina Azevedo Vaz
Mestra em Educação, Administração e Comunicações e Professora de Gestão do BAL Bilingual Education