Robótica Educacional

Projeto inovador de educação tecnológica e sustentável, desenvolvido para os alunos assumirem o comportamento de exploradores, baseado em desafios.

Objetivos: Nosso principal objetivo é despertar nos alunos, a curiosidade e a criatividade.

O que é Robótica?

A Robótica é um sistema de aprendizagem inovadora, desenvolvida para o aluno assumir o papel de explorador, baseado em desafios e construção criativa de protótipos de pequenos robôs inteligentes, construídos com sucatas de material eletrônicos (celulares e computadores). Trabalhamos também com o Knex Education, Erector Set, Lego e placas da Arduíno para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e dos jovens.

Já trabalhamos com esta maravilha, em nossa nova unidade temos um espaço de aprendizagem tecnológico, para desenvolver a curiosidade intelectual dos alunos, envolvendo-os em um projeto divertido de construção de um protótipo com sua visão, exigindo habilidades, colaboração, ideias e inovações. Hoje habilidades importantes para trabalhar no século 21.

A principal meta de uma boa educação é orientar homens que sejam capazes de criar coisas novas para fazer a diferença, e não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens criadores, inventores e descobridores.

O conhecimento vem da exploração do desconhecido, da aventura da descoberta, investigando e pesquisando algo que possa resultar em aprendizado e conhecimento futuro.

Uma sequência de aprendizagem levarão o aluno ao caminho da robótica. Inicialmente o aluno aprende os conceitos básicos da robótica, explorando a tecnologia e reciclando sucatas eletrônicas, criando e inventando formas e criaturas para se divertirem. Ligar um led, fazer um pisca-pisca, criar um fantasma eletrônico, etc, fazem parte do mundo encantado da robótica cheia de aventuras.

Conceitos fundamentais da Robótica na escola:

-> O aluno é um ser humano único, ativo e capaz, deve ser desafiado à aplicar e construir conhecimentos, formular e resolver problemas reais usando o cérebro inteiro e suas inteligências. Isto é, fazer educação completa, valorizando suas ideias, construir sua autoestima, ser brilhante e de sucesso;

-> O aluno quer aprender coisas novas e estimulantes. Ele quer ser desafiado a construir seu próprio conhecimento;

-> O aluno quer aprender com significado. O que ele aprende deve ter sentido em sua vida;

->O foco do ensino é fazer o aluno descobrir, compreender, construir e reconstruir o conhecimento.