BABY

KINDERGARTEN

ELEMENTARY

HIGH SCHOOL

PORTAL DO ALUNO

Colégio BAL

Produção de texto, ENEM e Sucesso!



O ato de escrever faz parte da vida do aluno desde seus primeiros dias na escola.

O ato de escrever faz parte da vida do aluno desde seus primeiros dias na escola. Com o passar do tempo, a letra cursiva sobre o tracejado da professora é substituída pela produção dos mais variados gêneros textuais. A tão conhecida e temida redação passa a acompanhá-lo depois que as primeiras palavras se formam e se juntam em pequenas frases.           

Nos anos finais do ensino básico, a produção de texto ganha ainda mais destaque, pois é chegado o momento de desenvolver e aprimorar as capacidades argumentativa e crítica do aluno, tornando-o capaz de se posicionar e defender sua opinião frente a um tema. E é com base nessas habilidades que o conhecido gênero dissertativo-argumentativo (vulgo redação) é estudado, pois para além da criticidade e argumentação, esse gênero se torna ainda mais importante, uma vez que é tipicamente utilizado nos processos seletivos das mais variadas universidades (vestibulares).
Para compreender a importância de se escrever um bom texto dissertativo- argumentativo e perceber como ele pode ser determinante para o ingresso no ensino superior, é necessário aprender como é a avalição da maior prova de acesso ao ensino superior no Brasil: o ENEM.         

Com base em informação divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a nota da prova objetiva do ENEM (composta por 180 questões) é obtida pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) que, em síntese, faz uma análise dos acertos e erros do aluno com base nos diferentes níveis de dificuldades das questões. Se o aluno, por exemplo, acerta apenas as questões difíceis, o algoritmo entende que foram acertos ocasionais e atribui um valor mais baixo para as respostas certas.        

Dessa forma, é estabelecida uma comparação entre os candidatos, pois um aluno que acertar as questões "mais fáceis" terá mais pontos do que aquele que acertar apenas as "mais difíceis", pois demonstrará domínio de habilidades e competências básicas da área de conhecimento, enquanto o outro candidato será visto pelo TRI como alguém que acertou questões de um grau elevado por acaso (chute).  Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com a importância da produção de texto no ENEM? E a resposta é: tudo. Pense bem: se a prova objetiva acaba por comparar os alunos para atribuir as notas, a redação não segue o mesmo processo. Na prova de redação é avaliado o respeito às competências de produção escrita, sem comparação com outras redações, apenas levando em consideração o texto e as habilidades e competências de quem o escreveu, sendo assim, uma nota individualizada.  

Outro fator importante é o valor de desempate que a redação possui. Algumas instituições de ensino superior e o próprio SISU (Sistema de Seleção Unificada), em caso de empate entre os candidatos, utilizam a nota da redação como critério de resolução, atribuindo ao candidato com a nota mais alta a vaga. 

Percebeu como a nota da redação é importante e pode determinar o seu sucesso em alcançar aquela bolsa de estudos, ou a vaga no curso e faculdade desejados? Escrever um bom texto traz mais do que uma boa comunicação, traz oportunidades!   

Luiz Cezar Isidoro Barreto Filho

Licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas e em Letras: Português e Espanhol e Professor de Português e Espanhol do BAL Bilingual Education

BAL Baby

R. dos Sitiantes, 261 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3977-9207
WhatsApp: (11) 93222-8411

Kindergarten

R.Brito Peixoto, 293 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3935-1272
WhatsApp: (11) 99598-5035

Elementary / Middle School / High School

R. Antonieta Leitão, 156 - Freguesia do Ó
Telefone: (11) 3935-3848
WhatsApp: (11) 96483-4357